Guia de pesquisa

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Todos nós passamos por isso. Precisamos fazer uma pesquisa sobre um assunto, temos que mostrar os resultados e no meio do caminho a coisa fica toda embolada. Repetimos processos, voltamos no inicio, relemos coisas que já vimos e por aí vai. O tempo que temos vai para o espaço e terminamos o trabalho com o sentimento de um cansativo dever cumprido.

O Big6  é um modelo sistemático de acões que vai te direcionar e resolver seu problema em apenas 6 passos. Uma vez dominado o processo, adeus stress. Suas pesquisas ou seus trabalhos deixam de ser cansativos e se tornam objetos de satisfação e competência.

 

ETAPA 1 - Definição da tarefa a realizar

A - Defina o problema informacional. Qual a tarefa a ser realizada? Definir tema e objetivo do trabalho.

O que?  -  Quem?   -   Onde?  -   Quando?  -  Por que?  -  Qual? -    Como?  -  Quanto?

B - Identifique a informação necessária para realizar a tarefa.

Que tipo de informação é necessária?  -  O que já sei?  -  O que é preciso saber?  -  Qual o tempo que tenho para realizar o trabalho?

Obs.: Definir as palavras-chaves.

DeCS, Descritores em Ciências da Saúde, uma espécie de dicionário de sinônimos, apresenta a definição do assunto, sinônimos (que podem ser usadas como palavras-chaves) e os aspectos/pontos de vista (chamados de qualificadores) que um assunto pode ser abordado.

BIREME é uma as melhores fontes de informações na área de saúde. Veja a demonstração de como realizar uma pesquisa nesse link: demonstração de pesquisa Bireme.

 

 

ETAPA 2 - Estratégia de pesquisa da informação
 
A - Determine todas as possíveis fontes de informação.
 
Que fontes preciso acessar para obter esse tipo de informação?
Livros - Revistas - Dicionários - Enciclopédias - Internet - CD/DVDs - Biografias - Almanaques - Anuários estatísticos.
 
B - Selecione as melhores fontes.
 
Em caso de sites na Internet, avaliar quais são confiáveis.Existem critérios para avaliação de sites. Um exemplo é o a presença do selo HONcode, que atesta a confiabilidade de sites na área de saúde.
 
 
 

ETAPA 3 - Localização e acesso

 
A - Localize os recursos (físicos e intelectuais).   Que fontes acessar?
 
Biblioteca (uso do catálogo) - Disponibilizada pelos meus professores -  Internet -  Algum especialista (professor, autor da área).
 
Obs.: Diretorio de grupos de estudos no Brasil do CNPQ é uma fonte para localização de especialistas em diversas áreas do conhecimento
 
B - Encontre a informação nos recursos.  Onde se encontra a informação em cada uma das fontes?
 
Sumários - índice (final do livros) -  Pesquisa booleana (AND, OR ou NOT) -  Pesquisa avançada (tipos de filtros).
 
 
 
ETAPA 4 - Uso da Informação

A - Engajar (Ler,ouvir, ver e tocar).     Como explorar melhor cada fonte?

Registrar as informações fazendo: resumos, gráfico, tabelas, notas, esquemas.  Obs.: Anotar as referências do material.

Para referenciar os documentos existem os manuais de normalização, presentes na biblioteca e sites que geram referências automáticas.

Um exemplo de site desse tipo é o MORE.

B - Extrair a informação relevante.   Qual a informação útil em cada fonte?

Coletar a informação cujo foco ou aspecto foi definido e que estão de acordo com o pretendido. Descartar aquilo que não é relevante.

 

 

ETAPA 5 - Síntese

 
A - Organize a informação das diversas fontes.
 
Como organizar a informação selecionada?  Estrutura do trabalho Introdução, desenvolvimento e conclusão
 
B - Apresentação da informação.   Como apresentar o resultado?
 
Trabalho escrito - Apresentação oral  - Apresentação em Slides - Filme -  Áudio -  página na Internet/Blog - Dramatização.
 
 
 
ETAPA 6 - Avaliação
 
A - Julgue seu trabalho.
 
O trabalho está completo?   Citei corretamente as fontes?  O trabalho está organizado e bem apresentado?
 
B - Julgue o processo.
 
Segui os processos desse guia?   As informações que encontrei na etapa 4 solucionam o problema apresentado na etapa 1?
 

Referência: http://big6.com/